Expedição Mata Atlântica

O que é o curso de campo: Ecologia e Conservação da Mata Atlântica?

O curso é oferecido pela ONG Grupo Brasil Verde (GBV), através do seu centro de capacitação técnica em conservação da natureza e pelo Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (GAP). Ocorre desde julho de 2002 e tem por objetivo apresentar diferentes estratégias de conservação da natureza, bem como estimular discussões sobre ecologia e conservação com ênfase em Áreas Protegidas e Mata Atlântica. Para isso, durante os dez dias de curso, visitamos diferentes modelos de Unidades de Conservação e outras instituições. Os participantes também tem a oportunidade de conhecer e vivenciar o modo de vida das populações tradicionais que habitam a região por séculos. São remanescentes das populações caiçaras, que ainda mantêm vários aspectos do seu modo de vida tradicional, marcado pela estreita relação com o meio natural.

Além das visitas, promovemos debates, palestras com professores convidados e gestores das áreas. Também são exibidos vídeos, assim, os participantes têm a oportunidade de formar opinião e adquirir ampla experiência em Ecologia e Conservação da Natureza.

Durante o curso os participantes também podem acompanhar as pesquisas realizadas com as populações tradicionais que visam o entendimento dos conflitos gerados entre a conservação e a busca pelo desenvolvimento econômico e/ou a manutenção de suas atividades tradicionais (pesca artesanal, agricultura e extrativismo). Além das pesquisas realizadas com a espécie simbolo da região, o Guará (Eudocimus ruber), ave que esteve extinta na região por décadas e foi redescoberta na expedição de 2010 e desde então vem sendo monitorada por nossa equipe. Durante o curso os participantes poderão acompanhar e aprender um pouco sobre estudos de Ecologia de Populações e Biologia de Conservação, além da aplicação de Geotecnologias no estudo da biodiversidade.

Quem é o Grupo Brasil Verde?

Trata-se de uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que tem como vocação a capacitação e formação de profissionais para atuarem em Conservação da Natureza. Temos como perfil a realização de atividades de campo, a participação de vários profissionais (especialistas, mestres e doutores) e a distribuição de vasto material didático produzido pelo GBV e/ou parceiros ou que nos é doado por outras organizações nacionais e internacionais. Através do nosso Centro de Capacitação Técnica em Conservação da Natureza (CECACN/GBV), oferecemos desde 2000 cursos de capacitação em diferentes áreas da Conservação, expedições e cursos de campo, cursos de extensão e pós-graduação Lato Sensu em parceria com Instituições de Ensino Superior. Já tivemos cursos financiados por organizações nacionais e internacionais.

O Centro de Capacitação em Conservação da Natureza – GBV:

O Centro de Capacitação em Conservação da Natureza (CECACN) surgiu em 2000 em Além Paraíba, Minas Gerais, com o objetivo de capacitar profissionais para atuarem de forma responsável, de disseminar e democratizar a informação técnico-científica sobre os assuntos relacionados à Conservação da Natureza e suas múltiplas faces. O Centro surgiu para disciplinar as ações do GBV direcionando esforços na formação e capacitação profissional de qualidade. Por não existir fisicamente, foi possível a realização de cursos, palestras e treinamentos em dezenas de municípios brasileiros envolvendo estudantes, professores, ambientalistas, gestores de Unidades de Conservação, funcionários públicos, representantes de empresas e ONG´s, além de pessoas interessadas na Conservação da Natureza. Nesse período, foram realizados dezenas de cursos presenciais de média e longa duração, cursos de pós-graduação, cursos de campo no Parque Estadual de Ibitipoca e expedições técnicas à Unidades de Conservação da Mata Atlântica do Paraná na região de Guaraqueçaba, capacitando milhares de profissionais a atuarem em questões que envolvam a Conservação da Natureza e a Educação Ambiental. Contamos com um grupo técnico formado por 07 (sete) pesquisadores de reconhecida competência. Além de nossa equipe técnica, recebemos o apoio de professores colaboradores, especialistas, mestres e doutores e mantemos parcerias e convênios com várias organizações governamentais ou não, brasileiras e de outros países.

Além dos cursos de capacitação, o CECACN – GBV é responsável pela realização de palestras, simpósios, cursos de curta duração e cursos de campo em vários locais do Brasil. Dentre os cursos de campo, dois acontecem regularmente:

  1. Curso de campo em “Ecologia e conservação de campos rupestres” – Curso realizado no Parque Estadual de Ibitipoca em quatro edições anuais;
  2. Curso de campo em “Ecologia e conservação da Mata Atlântica” – Curso ministrado durante a Expedição Mata Atlântica que acontece em janeiro e julho com duração de dez dias e cuja programação contempla visitas a diversas unidades de conservação e instituições de pesquisa do estado do Paraná.

As atividades do GBV e do CECACN estão se expandindo para outros países graças a parcerias com instituições europeias e da América Latina o que tem possibilitado um rico intercâmbio de experiências em estratégias de conservação da natureza.

Nosso diferencial:

  • Ampla experiência e professores qualificados com diferentes origens e formações;
  • Estímulo as redes de relacionamento entre os participantes dos cursos (diferentes origens, formações etc);
  • Método que alia teoria e prática;
  • Aulas práticas (em campo), estudos de casos e experiência na organização de expedições;
  • Amplo material didático distribuído durante os cursos;
  • Extensa rede de parcerias;
  • Harmonia, dedicação e amplo apoio aos participantes dos cursos;
  • Utilização de obras audiovisuais com temáticas complementares;
  • Estímulo de uma visão macro (holística) da conservação da natureza.

Facebook

Instagram

PDF com as Informações completas  : Curso de campo Expedição Mata Atlântica

Cronograma

Galeria de Fotos

Nossos parceiros

No Banner to display