Programação do I Simpósio de Áreas Protegidas e Conservação da Natureza.

O evento se iniciará com a agrônoma e mestre em ecologia Maria Tereza Jorge Pádua,que tem uma trajetória de sucesso no ambientalismo brasileiro,foi diretora do Departamento de Parques do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) na década de 1970, deixando o cargo em 1981, como protesto contra a autorização do então presidente brasileiro João Figueiredo pela construção de uma estrada cortando o Parque Nacional do Araguaia. Sob sua liderança, foram criados cerca de oito milhões de hectares de Reservas e Parques na Amazônia.

Em 1985, ao retornar ao IBDF, exerceu o cargo de secretária-geral por 9 meses. Ainda na década de 1980, junto com outros conservacionistas, criou a Fundação Pró-Natureza (FUNATURA), a qual presidiu por 9 anos. Em 1992, Maria Tereza foi convidada para presidir o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde permaneceu por quatro meses. Conhecida como a “mãe dos Parques Nacionais do Brasil”, auxiliou também na idealização de diversos projetos conservacionistas importantes como o Projeto Tamar, o Projeto Peixe-Boi e o Centro de Pesquisa para a Conservação de Aves Silvestres.

Autora de livros e trabalhos prestigiados, recebeu em 1982 o prêmio Paul Getty, na época o maior prêmio do mundo na área ambiental, e em 2016 foi agraciada no Havaí com a Medalha Comemorativa John C. Phillips, que reconhece serviços excepcionais na conservação da natureza.

Acompanhem via Youtube do IF SUDESTE MG !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.