O Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação – SBBC teve seu primeiro evento realizado em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás, pela necessidade de discutir temas sobre conservação, o Prof. Rafael Loyola juntamente com seus alunos, decidiram iniciar um evento que discutisse problemas pertinentes aos temas centrais de estudos. Por não existir uma Sociedade Brasileira de Biologia da Conservação, após o evento de 2011 não se tinha certeza da continuidade do simpósio.
Sabendo da importância dessa discussão em nível nacional, o Prof. Augusto João Piratelli, da Universidade Federal de São Carlos, propôs aos seus alunos o desafio de dar continuidade e organizar o II SBBC. O simpósio migrou para São Paulo e foi realizado no ano de 2013, o que gerou um intervalo de dois anos para a realização do simpósio o que foi mantido até hoje.
Em 2015 a Fundação Parque Zoológico de São Paulo que, em parceria com o Professor Augusto Piratelli, consolidaram o evento nacional em sua terceira edição, confirmando o caráter bianual do simpósio. A terceira edição foi realizada também em São Paulo e trouxe uma grande novidade para os participantes: a possibilidade de enviar trabalhos científicos.
A par da importância do SBBC para o desenvolvimento da Ciência da Conservação para os profissionais brasileiros a 4ª edição do Simpósio foi sediada em Belo Horizonte/MG, e organizada pela Bocaina Biologia da Conservação. Após a 4ª edição houveram dúvidas de quando e onde ocorreria a próxima edição.
Ciente da importância do evento o Professor Geraldo Majela propôs organizar o evento, sendo assim Barbacena – MG foi escolhida para sediar a 5ª edição do Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação. Para esta edição são esperadas diversas autoridades no assunto, além de grandes personalidades envolvidas com a área.